Site do Flamengo recebe o Prêmio IBEST

Home/Design e Internet/Site do Flamengo recebe o Prêmio IBEST

Site do Flamengo recebe o Prêmio IBEST

Depois de um ano de trabalho, o site do Flamengo recebe Prêmio IBEST como melhor site na categoria futebol.

Gol! Gol de placa, e com placa. Um ano; justamente agora, quando nosso site comemora seu primeiro aniversário, recebemos o Prêmio Ibest, como o melhor na categoria futebol. Mesmo para o currículo rubro-negro, em que o conceito de “inédito” caiu em desuso há anos por todos os títulos e prêmios conquistados, trata-se de uma honra sem igual.
Sobre a importância e prestígio do Prêmio Ibest, trata-se do mais reconhecido, bem conceituado e, por conseqüência, ambicionado prêmio para os que trabalham com a Internet no Brasil. Nada mais justo; desde que foi criado, há doze anos, incentiva as empresas a investirem no aprimoramento de seus Web sites, contribuindo assim decisivamente para o aperfeiçoamento da área no país.

Para a For System, empresa responsável pelo site do Flamengo, a boa nova representa mais do que uma honra; o Prêmio Ibest é recepcionado com contentamento, alegria e sensação de dever cumprido quase intraduzíveis. Este gol de placa não foi obra solitária e genial de um só craque. Nós, da For System, não poderíamos deixar de mencionar – e agradecer – a contribuição da atual diretoria do Clube de Regatas Flamengo, a cujo voto de confiança e flexibilidade ao aceitar sugestões deve-se parte do êxito da empreitada.

De navegação difícil e carente de informações atualizadas, há anos o site do Flamengo não se encontrava à altura da instituição, e neste desequilíbrio entre a importância indiscutível desta e as falhas indisfarçáveis daquele, patenteava-se uma injustiça flagrante à história, à tradição e – por que não? – à própria cultura do Rio de Janeiro e do Brasil, uma injustiça, enfim, ao que representa o Clube de Regatas Flamengo como um patrimônio cultural de um país em que o futebol não é somente um esporte.

Não foi um processo fácil, alterações radicais de formato e conteúdo estavam sendo propostas – mas a coragem sempre se sobrepôs às eventuais hesitações. Afinal, quantas empresas ou instituições se dispõem a abrir espaços em seus sites para que os visitantes exponham sem meias-palavras o que pensam quanto ao trabalho que vem sendo realizado? É um pergunta retórica, afinal todos sabemos a resposta: pouquíssimas.

A premiação concedida agora pelo Ibest é o desfecho feliz de um desafio aceito pela For System, um embate encarado a partir do conhecimento prévio de circunstâncias desfavoráveis: projeto complexo, verba diminuta e prazo exíguo, ou seja, um tripé de dificuldades que representaria base mais fraca e indesejável para iniciar um trabalho.

Depois de um ano, nos vimos não apenas como prestadores de serviço para mais uma empresa, mas assumindo a cidadania plena dessa nação sem fronteiras. Felizes nas vitórias; nas derrotas, angustiados, mas torcendo sempre, fosse qual fosse a modalidade em que um atleta vestisse a camisa do Flamengo.

Conhecendo as dificuldades e desafios do projeto, amigos e colegas de profissão às vezes se intrigam. “Se vocês viraram flamenguistas somente depois, por que aceitaram este trabalho que se mostrava desde o início tão complicado? Por que aceitaram este desafio?
Em parte, a resposta está na própria pergunta: a atração pelo desafio; e, se ao longo deste ano, nós da For System nos tornamos flamenguistas é porque ao desafio acrescentou-se um profundo respeito à instituição e aos que hoje a comandam. Tornamo-nos, Flamengo e For System, parceiros de um sonho único.

Mas outras motivações também pesaram. Os que trabalham nesta área sabem: levamos uma vida um tanto sedentária; horas solitárias na frente de computadores. Citando Nelson Rodriguez, muitas vezes experimentamos a solidão de três Saaras.
Queríamos e precisávamos da adrenalina. E o Flamengo – levando-se também em conta circunstâncias desafiadoras da própria empreitada – tornou-se nosso esporte radical.

Valeu a pena. E se hoje todos que de algum modo contribuíram para o êxito deste projeto ajudam a erguer a “taça” de nossa conquista.

Por fim, gostaríamos de dividir este prêmio com algumas empresas parceiras neste projeto, por cujo trabalho dedicado e de alta qualidade merecem nossos mais sinceros agradecimentos: a DB4, responsável pela FlaTV, a Publishou, criadora do mascote Urubinha, e ao Mundo Canibal, responsável pelo hot site do Urubródi.
Sr. Marcio Braga, Presidente do Flamengo fala sobre a conquista o prêmio iBest: clique aqui

janeiro 7, 2009|Categorias: Design e Internet|Tags: , , |